O horário de verão, que está em vigor desde a 0h de 21 de outubro de 2012, deve gerar, segundo o Governo Federal, uma economia de cerca de R$ 282 milhões, devido à redução do consumo de energia elétrica provocada pelo adiantamento dos relógios em uma hora. A cifra é 56% maior que os R$ 180 milhões poupados na última edição da medida, entre o final de 2011 e o começo de 2012.
A medida foi implantada nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Estado do Tocantins, na região norte. O atual horário de verão terminará no dia 17 de fevereiro, uma semana após o Carnaval.
Decreto de 2008
Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para início e término do horário de verão. Até então, publicava-se um decreto para definição do período da mudança.
Com o decreto, todos os anos o horário tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincida com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão acaba sendo transferido para o domingo seguinte.