terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto da escola Rural Pe França Wolkers busca valorizar o trabalho do homem do campo‏




A Escola Rural Municipal Padre França Wolkers do distrito do Pau d’Alho do Sul está desenvolvendo o projeto “Valorizando o Trabalho Rural” por meio do cultivo de uma horta, com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos.
O projeto é interdisciplinar e tem por objetivo valorizar o trabalho rural; o conhecimento que os alunos já têm e a importância do campo para a sociedade, “sem o campo a cidade não sobrevive, então por meio desse projeto tentamos conscientizar os nossos alunos que o trabalhador rural tem seu espaço e seu valor”, comenta a professora Aline da Silva.
O projeto teve início no mês de setembro com uma visita ao horticultor da comunidade para a explicação do processo da agricultura. Já na escola os professores e alunos começaram a preparar solo, os canteiros, a adubação, a irrigação até o plantio de mudas de alface crespa e roxa.
Após o plantio as crianças se revezam para ir à horta para realizar a limpeza e regar as mudas. Depois de quarenta e cinco dias em média as crianças já puderam colher o alface e levar para as merendeiras fazer a higiene e preparar para o almoço.
 “Foi muito gratificante ver  e sentir a satisfação e a alegria das crianças saboreando a salada com as verduras que eles mesmos plantaram. Parabenizo o trabalho realizado pelas professoras Aline Silva, Flávia Borges e Iraci Maciel, demostrando aos nossos alunos a importância do homem do campo”, comenta a diretora Helena Galvão.
No próximo ano a comunidade escolar dará continuidade ao projeto, ampliando a horta da escola com mais variedades de verduras e até plantas medicinais.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí