sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Embrapa reúne orientações sobre Helicoverpa na internet

A Embrapa disponibilizou para os agricultores brasileiros um site na internet www.embrapa.br/alerta-helicoverpa, que reúne informações para ajudar o setor produtivo a lidar com a Helicoverpa armigera, uma nova e importante praga que alcança as culturas da soja, algodão e milho, entre outros cultivos, e exigirá atenção permanente às táticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

“No site é possível encontrar informações sobre a praga, seu manejo, a importância da tecnologia de aplicação, dicas sobre o monitoramento da Helicoverpa e de outras lagartas da soja, além de entrevistas”, explica Clara Beatriz Hoffmann Campo, pesquisadora da Embrapa Soja.

No site também há palestras que podem ser assistidas gratuitamente sobre os temas Ataque de lagartas nas vagens, do pesquisador Adeney Bueno, e Controle de lagartas com inseticidas em sistemas agrícolas - Implicações e dificuldades, do pesquisador Edson Hirose.

Com os riscos associados à nova praga, existe, por parte dos pesquisadores brasileiros, uma grande preocupação em orientar técnicos e produtores a fim de se evitar a aplicação indiscriminada de inseticidas, na tentativa de se controlar ou se evitar um surto da praga. “Não se deve aplicar inseticidas indiscriminadamente ou preventivamente, pois a tendência é que o problema se agrave”, alerta o pesquisador Adeney Bueno, da Embrapa Soja. 

A orientação da Embrapa é para que o controle de pragas considere todo o sistema produtivo e diferentes táticas de controle cultural (controle biológico natural e aplicado, controle químico, controle com plantas resistentes incluindo plantas Bt, etc). 

“Hoje é cada vez mais comum encontrar várias culturas ocupando extensas áreas em uma mesma região. O resultado é a abundância de alimentos e um período de tempo maior para as pragas se multiplicarem. A melhor forma de lidar com essa situação é pensando no manejo de pragas de todo o sistema agrícola”, explica Edson Hirose, pesquisador da Embrapa Soja. 

http://www.integrada.coop.br