segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Exportação de milho segue aquecida

Embarques de milho para o exterior seguem intensos. Em Paranaguá, fluxo do mês de janeiro foi cinco vezes maior do que o mesmo período em 2012.



Enquanto a colheita de grãos nos principais estados produtores ganha ritmo, as exportações de milho estão aceleradas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou 3,36 milhões de toneladas do cereal em janeiro. O volume é 20,6% superior em relação ao embarcado em dezembro do ano anterior e 297,8% maior comparado com janeiro do ano passado. O maior volume milho mensal embarcado na história foi 3,66 milhões de toneladas em outubro de 2012.
O crescimento pôde ser verificado no Porto de Paranaguá. Em janeiro, foram exportadas pelo Corredor de Exportação do terminal paranaenses 500 mil toneladas de milho, volume cinco vezes maior que o registrado no primeiro mês de 2012, quando foram embarcadas 99 mil toneladas de milho. Ainda segundo a administração do porto, o ritmo será maior neste mês.
O Japão foi o principal comprador brasileiro, adquirindo 3,04 milhões de toneladas do produto. Na sequência aparece o Irã, com 2,96 milhões de toneladas, e a Coréia do Sul, com 2,58 milhões de toneladas. As exportações estão aquecidas em função da quebra de safra nos EUA e da consequente elevação das cotações do produto no mercado.
Projeção
15 milhões de toneladas do milho devem ser exportadas esse ano, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No ano passado, foram 22,3 milhões de toneladas.
http://agro.gazetadopovo.com.br