No terceiro dia, os participantes se dividirão em grupos, por áreas de interesse, e terão a oportunidade de analisar as especificidades da escola. Os professores e pedagogos debaterão as propostas e a realidade de cada modalidade de ensino que a escola oferta. Os funcionários das escolas também terão um momento próprio para discussões.
A intenção também é recolher informações para o diagnóstico da situação da escola, que servirá de base para o processo de construção coletiva do Planejamento Educacional, com propostas que devem ser implantadas durante o ano para garantir melhorias nas áreas de ensino e aprendizagem, gestão escolar, infraestrutura, índices educacionais, relação com a comunidade e distorção e aproveitamento.
Os dois últimos dias da Semana serão reservados para que os professores elaborem o plano de trabalho docente. O documento apresenta o planejamento das aulas para o ano letivo, bem como definição de conteúdos, métodos de ensino e de avaliação que serão trabalhados com os estudantes. “As propostas de ação vão respeitar as demandas e a realidade de cada escola. A Secretaria da Educação dará condições para que essas propostas sejam implantadas, supervisionadas e que tenham o sucesso almejado”, disse Eliane Rocha.
Secretaria da Educação pretende ainda fazer as discussões nos moldes da Semana Pedagógica com os servidores da Secretaria e dos Núcleos Regionais de Educação
jornalmeuparana.com.br