sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cornélio Procópio terá curso de Medicina

Indicação do município foi feita pela UFPR ao Ministério da Educação; universidade terá sede também em Bandeirantes e Santo Antônio da Platina

Cornélio Procópio - O curso de Medicina, que vinha sendo disputado por três cidades do Norte Pioneiro, deverá mesmo ser implantado na cidade de Cornélio Procópio. A indicação está na proposta encaminhada ao Ministério da Educação pela coordenação de expansão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sede em Curitiba. As outras duas cidades que pleiteavam o curso são Bandeirantes e Santo Antônio da Platina. 

A proposta da coordenação de expansão da UFPR é bem mais ampla. Os estudos feitos pela comissão formada por membros do Conselho Universitário sugerem ainda que a instituição tenha campus nas três cidades que lutavam pelo curso de Medicina. 

O coordenador de extensão da universidade, professor Paulo Krüger, faz questão de esclarecer que, por enquanto, tudo não passa de uma proposta e que a decisão final sobre as sede dos campus e do curso de Medicina caberá ao Ministério da Educação. A proposta foi encaminhada na quarta-feira passada, mas não há data para uma decisão do MEC sobre o assunto. 

Além do curso de Medicina, que é o que mais despertou o interesse das três prefeituras, o campus da UFPR terá também os cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia da Produção e Engenharia de Energia Renováveis, entre outros. 

O professor adiantou que a decisão do MEC não deve ser demorada porque o novo campus deve ser implantado em 2015. Krüger diz que após a aprovação, deverão ser definidos os locais onde os cursos serão instalados e as parcerias com cada prefeitura das cidades sede. 

Estudo técnico
A comissão formada por membros do Conselho Universitário da UFTP visitou as cidades de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio nos dias 12 e 13 do mês passado, com o objetivo de fazer o estudo técnico que iria fundamentar a proposta encaminhada ao Ministério da Educação. 

A comissão conheceu a estrutura disponível em cada cidade, especialmente na área de saúde. É possível que o fato de ter um hospital regional em construção tenha contribuído para a decisão dos técnicos da Universidade Federal do Paraná. 

Antes desta visita, a possibilidade de criação de um curso de Medicina no Norte Pioneiro foi alvo de disputa não apenas entre as cidades pretendentes, mas também entre as duas associações de prefeitos da região, a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).
http://www.folhaweb.com.br

Brasil enfrentará Croácia, México e Camarões na Copa

O Brasil escapou do "grupo da morte" no sorteio da Copa do Mundo de 2014 e não terá que enfrentar nenhum rival de grande tradição na primeira fase. A estreia será contra a Croácia, repetindo o que aconteceu no Mundial de 2006 na Alemanha. Além disso, a seleção buscará o hexacampeonato jogando, na primeira fase, contra Camarões, rival também na fase de grupos na campanha do tetra em 1994, nos Estados Unidos, e México, adversário que os brasileiros venceram na Copa das Confederações. 

O Brasil começa a sua caminhada na Copa do Mundo jogando em 12 de junho contra a Croácia, às 17 horas, no Itaquerão, em São Paulo. Cinco dias depois, entra em campo contra o México, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza. E a seleção do técnico Luiz Felipe Scolari fecha a primeira fase em 23 de junho diante de Camarões, às 17 horas, no Estádio Nacional, em Brasília. 

O sorteio, na Costa do Sauipe (BA), começou com uma homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz, falecido no dia anterior. O evento em si, apresentado pelo casal de atores globais Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, contou com apresentações de Alcione, Emicida, Vanessa da Mata, Alexandre Pires, Margareth Menezes, Olodum e da companhia de dança da coreógrafa Deborah Colker. 

Logo após a primeira apresentação musical, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do presidente da Fifa, Joseph Blatter, subiu ao palco e pediu um minuto de silêncio (que durou cerca de 10 segundos) em homenagem a Mandela. Em seguida, ela e Blatter discursaram. 

O evento contou ainda com vídeos históricos e de apresentação das seleções e das sedes, a devolução da Taça Fifa por parte do técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, e a participação do Rei Pelé, dos ex-atacantes Ronaldo e Bebeto (ambos membros do Comitê Organizador Local da Copa), da craque Marta e do mascote da Copa, o tatu-bola Fuleco. 

POTES - O sorteio, comandado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, começou pelo pote 4. Isso porque esta urna tinha nove times europeus e um deles precisava ir para o pote 2, de sul-americanos (Chile e Equador) e africanos. A Itália foi a sorteada por Geoff Hurts, destaque no título inglês em 1966, para ir ao pote 2. 

Como existe o limite de dois países do mesmo continente em um mesmo grupo, foi realizado um sorteio para decidir com qual cabeça de chave sul-americano a Itália cairia. E coube a Zinedine Zidane colocar os italianos junto com o Uruguai. 

Antes, a segunda etapa do sorteio definiu em qual grupo ficaria cada um dos cabeças de chave - determinados a partir do ranking da Fifa de 17 de outubro. Anfitrião, o Brasil foi o único dos oito times que não participou do sorteio, porque já estava apontado no Grupo A. 

Aí sim começou a principal parte do sorteio, com a alocação das equipes do potes 2 (sul-americanos e africanos), 3 (asiáticos e da Concacaf) e 4 (demais europeus). O primeiro país sorteado foi o Chile, tirado da urna pelas mãos de Zidane, e colocada no Grupo B, da Espanha. 

Também participaram desta etapa, o pentacampeão Cafu, Mario Kemps (campeão com a Argentina em 1978), Alcides Ghiggia (algoz do Brasil na Copa de 1950), Fabio Cannavaro (campeão com a Itália em 2006), Lothar Matthäus (campeão com a Alemanha em 1990) e Fernando Hierro (representante da Espanha). 

Confira como ficaram os grupos da Copa do Mundo: 

GRUPO A - Brasil, Croácia, México e Camarões 

GRUPO B - Espanha, Holanda, Chile e Austrália 
GRUPO C - Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão 
GRUPO D - Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália 
GRUPO E - Suíça, Equador, França e Honduras 
GRUPO F - Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria 

GRUPO G - Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos 

GRUPO H - Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul
http://www.folhaweb.com.br

Entregamos mais de 1 milhão e 400 mil mudas de café em Santa Cecília do Pavão


Lamentável o desconhecimento e desrespeito da ATUAL gestão da Prefeitura de Santa Cecília do Pavão com as normas constitucionais.  

Maldosamente, o alcaide municipal quer DISTORCER os fatos em prejuízo da minha idoneidade, além dos funcionários que cuidavam com muito carinho da produção e entrega das mudas de café no Viveiro Municipal.
Após ser notificado, manifestei em 19.11.2013 através de REQUERIMENTO devidamente protocolado sob nº. 573/2013 na Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Pavão, SOLICITANDO cópias ou permissão para analisar in loco os documentos na Prefeitura do CONVÊNIO de mudas de café. 

Ocorre, que infelizmente nada me foi respondido ou permitido, ferindo o direito constitucional da AMPLA DEFESA e CONTRADITÓRIO.

Pois bem, através da Secretaria da Agricultura (Daniel - Zé Santana) e Viveiro Municipal (Manoel, Zé Gotinha, Juliano, Helio, Léo e Outros) nosso governo produziu e entregou MAIS de 1 milhão e 400 mil mudas de café aos produtores. (Matéria Revelia)
 
Espero que a atual gestão TENHA INTERESSE NA VERDADE e respeito aos preceitos constitucionais, autorizando acesso aos documentos na prefeitura ou envio de cópias dos documentos, promovendo uma VERDADEIRA JUSTIÇA.
http://www.edimarsantos.com/2013/12/entregamos-mais-de-1-milhao-e-400-mil.html

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Embrapa reúne orientações sobre Helicoverpa na internet

A Embrapa disponibilizou para os agricultores brasileiros um site na internet www.embrapa.br/alerta-helicoverpa, que reúne informações para ajudar o setor produtivo a lidar com a Helicoverpa armigera, uma nova e importante praga que alcança as culturas da soja, algodão e milho, entre outros cultivos, e exigirá atenção permanente às táticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

“No site é possível encontrar informações sobre a praga, seu manejo, a importância da tecnologia de aplicação, dicas sobre o monitoramento da Helicoverpa e de outras lagartas da soja, além de entrevistas”, explica Clara Beatriz Hoffmann Campo, pesquisadora da Embrapa Soja.

No site também há palestras que podem ser assistidas gratuitamente sobre os temas Ataque de lagartas nas vagens, do pesquisador Adeney Bueno, e Controle de lagartas com inseticidas em sistemas agrícolas - Implicações e dificuldades, do pesquisador Edson Hirose.

Com os riscos associados à nova praga, existe, por parte dos pesquisadores brasileiros, uma grande preocupação em orientar técnicos e produtores a fim de se evitar a aplicação indiscriminada de inseticidas, na tentativa de se controlar ou se evitar um surto da praga. “Não se deve aplicar inseticidas indiscriminadamente ou preventivamente, pois a tendência é que o problema se agrave”, alerta o pesquisador Adeney Bueno, da Embrapa Soja. 

A orientação da Embrapa é para que o controle de pragas considere todo o sistema produtivo e diferentes táticas de controle cultural (controle biológico natural e aplicado, controle químico, controle com plantas resistentes incluindo plantas Bt, etc). 

“Hoje é cada vez mais comum encontrar várias culturas ocupando extensas áreas em uma mesma região. O resultado é a abundância de alimentos e um período de tempo maior para as pragas se multiplicarem. A melhor forma de lidar com essa situação é pensando no manejo de pragas de todo o sistema agrícola”, explica Edson Hirose, pesquisador da Embrapa Soja. 

http://www.integrada.coop.br

Todos os municípios têm recursos para transporte escolar e merenda

Os investimentos e ações de educação chegam aos 399 municípios paranaenses. São mais recursos destinados ao transporte escolar, merenda, obras de melhorias e reformas e construção de novas escolas que beneficiam quase 1,5 milhão de estudantes. 

O Governo do Estado repassou, em 10 parcelas mensais, R$ 92 milhões para os municípios transportarem estudantes. O valor é 200% a mais do que foi repassado em 2010 para o mesmo serviço. A alimentação escolar foi outro grande avanço em quantidade e qualidade. Hoje, quase 50% da merenda servida aos alunos vêm da agricultura familiar. O programa beneficia diretamente a saúde dos estudantes e também a renda dos pequenos produtores rurais. 

O investimento em agricultura familiar para a merenda aumentará ainda mais. O Governo começou a seleção dos agricultores que fornecerão produtos para as escolas em 2014. São R$ 58 milhões exclusivamente para aquisição de alimentos da agricultura familiar. 

OBRAS - As escolas do Paraná se transformaram em canteiros de obras. De pequenos reparos a grandes revitalizações e construção de novas escolas são mais de 2 mil obras espalhadas por todos os municípios. Os recursos chegam por meio de licitações centralizadas e descentralizadas. Nesta última modalidade, a escola define com a comunidade quais são as prioridades. 
Todos-os-municipios-tem-recursos-para-transporte-escolar-e-merenda-Todos-os-municipios-tem-recursos-para-transporte-escolar-e-merenda-Todos-os-municipios-tem-recursos-para-transporte-escolar-e-merenda-Todos-os-municipios-tem-recursos-para-transporte-escolar-e-merenda-

Piscicultura como alternativa de renda‏




Em continuidade às propostas de diversificação de atividades visando o aumento de fonte de rendas para as famílias rurais, o Governo Municipal em parceria com a EMATER realizou um curso com a participação de 22 produtores rurais pra capacitação em piscicultura.
Alguns produtores já estão inseridos nesta atividade que apresenta boas perspectivas para o agronegócio.
A palestra foi proferida pelo engenheiro agrônomo da EMATER de Itambaracá Miguel Antoniucci que fez uma explanação da realidade da piscicultura, esclarecendo dúvidas dos participantes. A atividade demonstra  ser mais uma oportunidade viável aos produtores.
“ O prefeito Luiz Mestiço já tem garantido a aquisição de uma retroescavadeira para viabilizar principalmente aos agricultores familiares a construção de tanques escavados e restauração de alguns que necessitam de manutenção”, comenta o gerente local da Emater Valter lúcio Teixeira.
Já está agendado para o dia 06 de dezembro o Seminário Regional  “Plante seu Futuro” que irá tratar de assuntos como manejo integrado de Solos e Águas, Pragas, Doenças e plantas invasoras entre outros temas. O evento acontecerá no Centro Cultural Piscina, aberto para todos os produtores locais envolvendo os município de Nova Santa Barbara, Santa Cecília do Pavão, São Sebastião da Amoreira e Jataizinho.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Caminhão tomba e carga se espalha na BR-369


Um caminhão carregado com placas de compensado tombou na noite de quinta-feira (28), na BR-369, na divisa de Londrina e Cambé.
O condutor do veículo fazia a curva para acessar a PR-445 quando tombou, após o acidente, parte da carga se espalhou ao lado da rodovia.
O trecho ficou interditado até às 9h desta sexta-feira (29). O motorista do caminhão sofreu apenas lesões leves. (Com informações do G1 PR)

Em abordagem policial, por volta das 21:00 hs, desta quinta-feira, a Policia Militar acabou prendendo um traficante que é da cidade de Nova Fátima, mas que está residindo na cidade de São Sebastião da Amoreira.


Em abordagem policial, por volta das 21:00 hs, desta quinta-feira, a Policia Militar acabou prendendo um traficante que é da cidade de Nova Fátima, mas que está residindo na cidade de São Sebastião da Amoreira.

A abordagem policial aconteceu depois que os Policiais de plantão desconfiaram de um taxi da cidade de Londrina que acabara de chegar na cidade.

A prisão do traficante aconteceu na esquina da Rua Jun Arakaua com a Avenida Presidente Kennedy, no Jardim Progresso, em São Sebastião da Amoreira.

Foram apreendidas 426 gramas de pedras grandes de CRACK, que depois seriam transformadas em mais ou menos, segundo o Sgto. Silveira, 1500 pedrinhas, para serem vendidas aos usuários.

De acordo com o taxista, que já foi confirmado que é de “boa fé”, o passageiro teria chegado em seu ponto, na Rodoviária de Londrina, e combinado uma corrida para São Sebastião da Amoreira, pagando de imediato R$ 170 reais, dizendo que estava trabalhando em um Silo em Rolândia e que iria visitar sua família.

O rapaz que já foi encaminhado para a Delegacia de Assaí, tem 27 anos, foi preso em flagrante.


Trabalharam nesta operação, os Policiais, Sgto. Jairo Silveira, Cabo Alves, Cabo Franco, SD Soares, Sgto Cláudio e Policial Laureano, Alem do Policial Civil Janos Tancovitch.
http://tribunadeamoreira.blogspot.com.br/

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Trabalhador Rural cai de trator e morre esmagado em S. Antônio

Na tarde desta quinta-feira, dia 28, um trabalhador rural conhecido como Valdir Vitanca de Oliveira de 40 anos (foto), foi esmagado pelas rodas do seu próprio trator em que ele trabalhava na zona rural do bairro dos Glorias, no Ribeirão Bonito em Santo Antônio da Platina. 
Ele chegou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mais não resistiu os ferimentos e veio a óbito. O corpo de Valdir permanece no IML de Jacarezinho.
Seu corpo será velado na funerária Santo Antônio, rua Doutor Munhoz Rocha, 701, ao lado da APAE, seu sepultamento será amanhã às 16 horas.

Bebê nasce sem sexo em Cambé e pais não conseguem registrá-lo

Criança nasce sem os os órgãos genitais e família vive um drama na cidade, pois sem a identificação do sexo não é possível fazer o registro de nascimento, mesmo na sala de parto os médicos não souberam responder qual era o sexo da criança.
O drama da família deve continuar até o mês de fevereiro quando deve ser realizado o exame cariótipo que visa analisar a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula e definir qual o sexo da criança. Rafael como é chamado pela mãe nasceu com outros problemas como ma formação do intestino, um pequeno problema cardíaco e dificuldade respiratória, mesmo com um mês de vida o bebê usa uma sonda e sua mãe teme que o bebe possa pegar um infecção e venha morrer, a avó do bebe faz uma apelo e pede para que algum médico especialista venha ajudar o bebe.

Assaí receberá o Odonto Sesc para atender a população‏




O Governo Municipal em parceria  com Sistema Fecomércio e SESC/PR vai beneficiar a comunidade assaiense  com o projeto mais saúde bucal. A partir de fevereiro a unidade móvel Odonto SESC estará atuando no município por 60 dias.
Na manhã desta quinta-feira (28) o prefeito Luiz Mestiço acompanhado da coordenadora da Saúde Bucal de Assaí Drª Nilza Canhoto Grosso estiveram  reunidos  com o gerente Sesc Deoclides de Araújo Filho e da técnica de atividades de saúde do SESC Ivani Aquino Angelo na cidade de Santa Mariana  para conhecer o funcionamento do OdontoSesc .
O objetivo do programa é promover a saúde bucal através de atendimento odontológico de qualidade e ações de educação em saúde, conscientizando a população quanto à prevenção e promoção de saúde bucal, incutindo hábitos saudáveis, bem-estar e qualidade de vida.
A Unidade Móvel possui 04 equipamentos odontológicos completos, sala específica com aparelho de Raio-X, central de esterilização, espaço para atividades de educação em saúde, além de todos os equipamentos periféricos necessários para um atendimento básico de qualidade.
A equipe é composta por quatro dentistas, dois auxiliares, um auxiliar administrativo e uma educadora social que realizará campanhas preventivas e de conscientização junto a comunidade escolar e a população em geral.
“Estamos concretizando uma promessa que firmamos junto a população, de oportunizar acesso a serviços de saúde bucal melhorando a qualidade de vida e o bem estar. Em fevereiro o projeto chega a cidade e terá a capacidade de atender 40 pacientes por dia, atendo a comunidade carente e os trabalhadores do comércio, ao todo a equipe prevê 2000 atendimentos”, comenta o prefeito Luiz Mestiço


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

EM NOVA AMERICA Assentamento de Pedras Irregulares

O Prefeito Municipal Ernesto Alexandre Basso assinou convênio com a SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) serca de R$900.000,00 para assentamento de pedras irregulares na zona rural do municipio para preservação de recursos naturais, serão executados  6,00 km de pavimentação a qual contemplarão os trechos da Ponte Nova com extenção de 1,70 km, trecho da estrada Três Barras com 1,24 Km e o trecho da estrada Porteira 3,06 k. Já está em andamento o processo licitatório para saber qual empresa executará os serviços, o edital está disponivel no link licitação para que as empresas possão participar do certame. 

EM ASSA Programa Mamãe Coruja entrega enxoval para gestantes



Na tarde desta quinta-feira (28) o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou o encerramento das atividades do projeto Mamãe Coruja de acompanhamento das gestantes do município.
Os encontros acontecem todas as terças e quintas-feiras das 13h as 16h.
O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante  mediante uma oferta centralizada de  palestras educativas desde o  pré-natal, em parceria com a  secretaria de Saúde, propondo mais segurança, humanização e tranqüilidade  na relação entre mamãe e bebês, com acompanhamento de psicólogo, assistente social e profissionais da saúde.
Todas as gestantes inscritas no projeto aprendem a confeccionar todo o enxoval do bebê e montar seu próprio álbum, incentivando a criatividade e estimulando afeto e o carinho entre mãe e filho.
As gestantes receberam um Kit maternidade com mala, cobertor, edredom, lençol, frauda babador e roupinhas para o bebê, totalizando 20 itens, além de todo o enxoval confeccionado durante as oficinas.
O projeto volta a atender em janeiro, e todas as gestantes que estão no início da gravidez podem participar, basta realizar o cadastro na Secretaria de Assistência Social.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

TENIS DE MESA ASSAÍ É 3º LUGAR GERAL MASCULINO NO 56º JOGOS ABERTOS DO PARANÁ 2013 EM CASCAVEL PR TENIS DE MESA ASSAÍ É 3º LUGA‏


TENIS DE MESA ASSAÍ É 3º LUGAR GERAL MASCULINO NO 56º JOGOS ABERTOS DO PARANÁ 2013 EM CASCAVEL PR
Uma conquista inédita no 56º Jogos Abertos do Paraná 2013, a Equipe de Tênis de Mesa de Assaí conquistou o 3º lugar Geral Masculino ficando a frente de grandes potências na modalidade.
A Equipe entrou focada e com muita união e determinação foram conquistando as vitórias “ por Equipe conquistamos o Vice Campeão, ganhamos de Maringá na semi final, jogo emocionante, pois na equipe de Maringá estava o jogador da seleção brasileira Silnei Yuta o que iria dificultar nossa passagem para a final, com muita garra tiramos forças e vencemos por 3 x 1, e na final jogamos com a atual campeã geral do ano passado dos jogos abertos a cidade de Cascavel, nos esforçamos mas não conseguimos ganhar de Cascavel perdemos por 3 x 0 para Cascavel”, comenta o técnico Carlos Fujihara.
Assaí conquistou também o 2º lugar por equipe, o 4º lugar de Murilo Napoli, 5º lugar de Carlos Fujihara no individual e o 5º lugar na dupla mista com Marcel Hayashi e Fujie Kimura.
“Foi um resultado inédito para Assaí fruto de muito esforço e dedicação, agradeço aos Atletas Fabricio Miya, Marcel Hayashi, Murilo Napoli e Fujie Kimura que me deram a honra de poder jogar juntos e conquistar este título para a cidade de Assaí. Agradeço por acreditar no trabalho que está sendo realizado pelo Governo Municipal, Secretaria de Esporte e Clube Sama”, finaliza o técnico.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Homem é executado com tiros na cabeça

Mais um homicídio foi registrado pela Policia Militar de Ubiratã. A vítima foi Renato Correia da Silva, 27 anos, conhecido por “Renatinho”, morto com um tiro de pistola na cabeça. O crime aconteceu por volta das 22 horas dessa quarta-feira (27) na rua projetada, Vila São Joaquim, e segundo informações da PM a vitima foi encontrada caída embaixo de uma mesa na cozinha.
Ao lado do corpo foi encontrado um carregador de pistola 380 com algumas munições. Os vizinhos informaram à policia que Renato morava com outro rapaz identificado como Itamar "Zóio", o qual estava em casa na hora do crime. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Comunitário foi ao no local, mas a vítima já estava em óbito.
De acordo com relatos de testemunhas logo após os disparos, "Zóio" saiu correndo da residência e por volta das 23h30 ele ligou para o telefone 190, dizendo que alguém tinha matado seu amigo. O rapaz contou que entrou no quarto para pegar as roupas para tomar banho e ao sair, viu uma pessoa com capacete preto e camiseta da mesma cor entrando pela porta da cozinha, onde em seguida fez os disparos contra Renato que estava em pé na frente da pia.
O rapaz relata ter visto quando Renato caiu embaixo da mesa. Ainda segundo ele, o atirador chegou a apontar a arma em sua direção, mas ele saiu correndo e foi até a casa de seu irmão que mora no Jardim Josefina. “Como eu estava apenas com um roupão de banho, peguei uma bermuda de meu sobrinho e sai da casa com medo de alguém estar me procurando”, afirmou Itamar "Zóio".
Diante das informações a PM encaminhou a testemunha para a delegacia de polícia civil para prestar esclarecimento. Segundo a PM de Ubiratã, o crime pode ter envolvimento com outros homicídios ocorridos neste ano na cidade.  O local foi preservado pela policia até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal – IML que encaminhou o corpo para Campo Mourão.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ACIDENTE ENVOLVENDO AMBULÂNCIA DE VENTANIA DEIXA UM MORTO ENTRE TELÊMACO E TIBAGI



Um grave acidente deixou pelo menos 4 pessoas gravemente feridas e um morto após uma colisão entre uma ambulância da cidade de Ventania e um veículo Doblô com placa de Guarapuava.
O acidente aconteceu por volta de 16h desta segunda-feira (25), na PR-340, entre Telêmaco Borba e Tibagi.
Segundo algumas informações preliminares, a ambulância por algum motivo teria derrapado na pista e colidiu com o Doblô que vinha no sentido contrário.
No Doblô estava o motorista Marcos Rodrigues que morreu no local com um passageiro Jaques Rocha de 37 anos, que sofreu ferimentos graves.
Na ambulância estavam três pessoas que também ficaram feridas, a farmacêutica, Carolina Gomm (30), o motorista João Pedro da Silva (39) e auxiliar de farmácia, Thiago Matos (25).
Todas as vitimas feridas foram encaminhadas os hospital Dr. Feitosa pelo Corpo de Bombeiros e a vitima fatal recolhida ao Instituto Médico Legal.
A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local da ocorrência para elaboram um boletim de ocorrência e apurar as responsabilidades.
Fotos de Alex Durski

Programa estadual vai remunerar produtor que conservar nascentes

Nascente contemplada no programan deve ter um raio de proteção
 com mata acima dos 50 metros estabelecidos pela legislação
Objetivo do Pagamento por Serviços Ambientais é incentivar a proteção do meio ambiente no Paraná a partir de uma produção sustentável

A preservação de nascentes e demais áreas de proteção permanente poderá, a partir de agora, gerar retorno financeiro para os produtores paranaenses que se dedicam à questão ambiental. O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), deverá implementar em breve o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O objetivo do projeto é incentivar a proteção do meio ambiente no Estado por meio de uma produção sustentável. 

Estimado para iniciar no final deste ano, o programa visa remunerar os produtores que cumprem além do que estabelece a legislação ambiental, referindo-se também ao novo Código Florestal. Por enquanto, a secretaria só aguarda o levantamento quantitativo das áreas de proteção ambiental, que está sendo realizado pela Fundação Brasileira para a biodiversidade (Funbio), para dar início aos trabalhos. "Com esse levantamento, vamos saber a quantidade de matas e nascentes preservadas no Estado e o quanto vamos remunerar os produtores", aponta Luiz Eduardo Cheida, secretário do Meio Ambiente do Paraná. 

Com o foco principal na proteção dos recursos hídricos, Cheida calcula um valor estimado em aproximadamente R$ 20 mil por ano para aqueles que possuem em sua propriedade uma nascente preservada. Cheida lembra que essa nascente deve ter um raio de proteção com mata acima do que é estabelecido pela legislação, que é de 50 metros. "O proprietário receberá por nascente, sendo que, se a propriedade tiver mais de uma, o produtor ganhará por cada uma delas", explica. 

Segundo cálculos realizados pela Sema, uma nascente protegida chega a produzir um volume de água 30% superior se comparada a uma fonte localizada em área degradada. O inventário do estudo do Funbio deve ficar pronto no final deste mês. Nele, os pesquisadores coletam informações referentes ao número de bacias, quantos produtores contém em cada uma, o número de nascentes por propriedade, entre outras informações. 

No início do programa deverão ser contemplados aqueles produtores que possuem nascentes de rios utilizados para abastecimento humano. Segundo Cheida, os primeiros beneficiados deverão ser os produtores que têm em suas propriedades nascentes que abastecem o rio Miringuava, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nessa área, afirma o secretário, é onde a Sanepar retira a água para abastecimento urbano. Segundo ele, só naquela bacia foram contabilizadas mais de 3 mil nascentes. 

Parceria 

Uma parceria inédita entre o governo do Paraná e a Agência Nacional de Águas (ANA) deverá estimular ainda mais a adoção do PSA em áreas de mananciais de abastecimento público. Por meio do programa Produtor de Águas, criado pela ANA com o objetivo de estimular a adoção do PSA, a agência dará incentivo às ações de preservação de águas desenvolvidas no Estado. Ainda não foi confirmado, mas o Paraná poderá até mesmo receber recursos financeiros para que continue fazendo os inventários de suas bacias hidrográficas. "A liberação desse recurso e o trabalho já realizado irá viabilizar o processo de pagamento do PSA", completa o secretário do meio ambiente. 

Segundo Cheida, o programa Produtor de Águas não vai liberar dinheiro para o produtor, mas possivelmente para o Estado, beneficiando indiretamente os agricultores. A assinatura da parceria deverá ocorrer no próximo dia 4 de dezembro no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Segundo dados da Sema, o Paraná possui comitês em 14 das 16 bacias hidrográficas existentes no Estado. "Cada comitê já está fazendo o seu levantamento", atesta Cheida. Ao todo, o Paraná possui 385 mil propriedades rurais. Para receber o benefício, o secretário lembra que o produtor irá precisar comprovar a área preservada por meio de um laudo técnico realizado pela Sema. 

"Assim que o Funbio entregar o relatório, vamos lançar um edital para comunicar os proprietários rurais sobre o programa", frisa. Detentores de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s), que ao todo somam 222 unidades no Paraná, também poderão ter acesso ao benefício. 
http://www.folhaweb.com.br

Pedágio deve subir no próximo domingo em todo Paraná

Os preços cobrados pelas praças de pedágio no Paraná devem ser reajustados no próximo domingo (1º) em cerca de 6% conforme o índice da inflação. Anualmente, os valores sobem no primeiro dia de dezembro, o que é previsto nos contratos de concessões. 

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) ainda não confirmou o reajuste. Por meio da assessoria de imprensa, a associação informou que o pedido está sendo avaliado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), que realiza nesta tarde de terça-feira (26) uma reunião que pode culminar na homologação do reajuste. 

O presidente da CPI do Pedágio, deputado Nelson Luersen (PDT), afirmou que a comissão é contra o aumento anual previsto para o próximo domingo. Para ele, as concessionárias já cobram tarifas "acima do que a população paranaense pode pagar". "Ao invés de reajustar o preço, as concessionárias deveriam cumprir a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para equilíbrio econômico e financeiro em favor do usuário", reclamou. 

O deputado também comparou os valores cobrados nas praças de pedágio do Paraná com os preços previstos para novas concessões do governo federal. "Nesta quarta-feira (27) será realizado o leilão da BR-163 no Mato Grosso . A concessão de 30 anos prevê a duplicação e exploração de um trecho de 860 quilômetros. O valor será de aproximadamente R$ 5,50 a cada 100 quilômetros. Em médio, o preço no Paraná é de R$ 12,00 a cada 100 quilômetros e alguns trechos não são duplicados", apontou. 

Apesar dos protestos que fecharam praças de pedágio neste ano, o presidente da CPI afirmou que o Legislativo não pode impedir os reajustes. "A CPI faz pressão e os deputados cobram uma posição contrária, mas a caneta está com o Executivo e com a Justiça. Nos últimos anos, quando o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) não autorizou o reajuste, as concessionárias conseguiram aumentar o preço cobrado na Justiça", comentou Luersen. 

"Pelo menos a pressão da CPI pode servir para que os contratos não sejam renovados em 2021. As novas concessões no Paraná deverão seguir o modelo do governo federal", acrescentou. 

Luersen adiantou que os trabalhos da CPI terminam em março de 2014 e ainda neste ano o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, deve ser convidado pela comissão. 

Reajuste acima da inflação 

De acordo o deputado, cinco praças de pedágio da BR-277 entre Candoí e São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, terão reajuste de 3,8% acima do índice da inflação para pagamento das despesas geradas pela duplicação entre Medianeira e Matelândia. O trecho é administrado pela Ecocataratas. 

"Quem vai pagar a obra não será a concessionária. O usuário é quem vai pagar a conta", criticou Luersen.
Rafael Fantin - Redação Bonde

Projeto da escola Rural Pe França Wolkers busca valorizar o trabalho do homem do campo‏




A Escola Rural Municipal Padre França Wolkers do distrito do Pau d’Alho do Sul está desenvolvendo o projeto “Valorizando o Trabalho Rural” por meio do cultivo de uma horta, com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos.
O projeto é interdisciplinar e tem por objetivo valorizar o trabalho rural; o conhecimento que os alunos já têm e a importância do campo para a sociedade, “sem o campo a cidade não sobrevive, então por meio desse projeto tentamos conscientizar os nossos alunos que o trabalhador rural tem seu espaço e seu valor”, comenta a professora Aline da Silva.
O projeto teve início no mês de setembro com uma visita ao horticultor da comunidade para a explicação do processo da agricultura. Já na escola os professores e alunos começaram a preparar solo, os canteiros, a adubação, a irrigação até o plantio de mudas de alface crespa e roxa.
Após o plantio as crianças se revezam para ir à horta para realizar a limpeza e regar as mudas. Depois de quarenta e cinco dias em média as crianças já puderam colher o alface e levar para as merendeiras fazer a higiene e preparar para o almoço.
 “Foi muito gratificante ver  e sentir a satisfação e a alegria das crianças saboreando a salada com as verduras que eles mesmos plantaram. Parabenizo o trabalho realizado pelas professoras Aline Silva, Flávia Borges e Iraci Maciel, demostrando aos nossos alunos a importância do homem do campo”, comenta a diretora Helena Galvão.
No próximo ano a comunidade escolar dará continuidade ao projeto, ampliando a horta da escola com mais variedades de verduras e até plantas medicinais.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Acidente mata uma pessoa próximo a Cornélio Procópio

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), às 16h, na BR 369, no trevo de Santa Mariana um acidente envolvendo um veículo VW/Gol - placas de Sorocaba (SP) e um caminhão - placas de Cambará (PR).

No sentido à cidade de Bandeirantes o motorista do automóvel José Bernadino, de 65 anos, teria invadido a pista contrária atingindo o caminhão. Ele morreu no local.
A Polícia Rodoviária Federal e os socorristas da Econorte foram acionados.
www.cornelionoticias.com.br



IMAGEM FORTE, mulher foi arremessada por cerca de dez metros




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alex consegue caçambas para 15 municípios

O vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Alex Canziani (PTB-PR), está anunciando a obtenção de caminhões-caçambas para 15 municípios paranaenses. A viabilização dos veículos, que serão destinados para a recuperação de estradas vicinais, foi conseguida através da gestão de Canziani. As máquinas e equipamentos foram adquiridos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal.
Os municípios beneficiados por Canziani são: Andirá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Itambaracá, Jussara, Marilândia do Sul, Morretes, Nova Aliança do Ivaí, Nova América da Colina, Paula Freitas, Rancho Alegre, Rio Bom, São Sebastião da Amoreira e Sertaneja.
Neste sábado, dia 23, a chefe da Casa Civil da Presidência, ministra Gleisi Hoffmann, estará na cidade da Lapa para a entrega oficial dos veículos. Os caminhões obtidos através do deputado Alex Canziani fazem parte de um grupo de 54 municípios beneficiados. Representantes de todos eles, incluindo os de Canziani, participarão da solenidade, às 10 horas, no Clube Recreativo Congresso, Rua Barão do Rio Branco, 1.647, Centro.
em quanto isso santa cecilia do pavão nada cade o deputado do prefeito sera que ta dormindo