sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cornélio Procópio terá curso de Medicina

Indicação do município foi feita pela UFPR ao Ministério da Educação; universidade terá sede também em Bandeirantes e Santo Antônio da Platina

Cornélio Procópio - O curso de Medicina, que vinha sendo disputado por três cidades do Norte Pioneiro, deverá mesmo ser implantado na cidade de Cornélio Procópio. A indicação está na proposta encaminhada ao Ministério da Educação pela coordenação de expansão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sede em Curitiba. As outras duas cidades que pleiteavam o curso são Bandeirantes e Santo Antônio da Platina. 

A proposta da coordenação de expansão da UFPR é bem mais ampla. Os estudos feitos pela comissão formada por membros do Conselho Universitário sugerem ainda que a instituição tenha campus nas três cidades que lutavam pelo curso de Medicina. 

O coordenador de extensão da universidade, professor Paulo Krüger, faz questão de esclarecer que, por enquanto, tudo não passa de uma proposta e que a decisão final sobre as sede dos campus e do curso de Medicina caberá ao Ministério da Educação. A proposta foi encaminhada na quarta-feira passada, mas não há data para uma decisão do MEC sobre o assunto. 

Além do curso de Medicina, que é o que mais despertou o interesse das três prefeituras, o campus da UFPR terá também os cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia da Produção e Engenharia de Energia Renováveis, entre outros. 

O professor adiantou que a decisão do MEC não deve ser demorada porque o novo campus deve ser implantado em 2015. Krüger diz que após a aprovação, deverão ser definidos os locais onde os cursos serão instalados e as parcerias com cada prefeitura das cidades sede. 

Estudo técnico
A comissão formada por membros do Conselho Universitário da UFTP visitou as cidades de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio nos dias 12 e 13 do mês passado, com o objetivo de fazer o estudo técnico que iria fundamentar a proposta encaminhada ao Ministério da Educação. 

A comissão conheceu a estrutura disponível em cada cidade, especialmente na área de saúde. É possível que o fato de ter um hospital regional em construção tenha contribuído para a decisão dos técnicos da Universidade Federal do Paraná. 

Antes desta visita, a possibilidade de criação de um curso de Medicina no Norte Pioneiro foi alvo de disputa não apenas entre as cidades pretendentes, mas também entre as duas associações de prefeitos da região, a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).
http://www.folhaweb.com.br