terça-feira, 12 de março de 2013

Plícia Militar Ambiental – Apreende 34 Passaros Silvestres em Lomdrina e Cambé


Nesta terça feira, dia 12 de março de 2013, por volta das 11horas, a equipe da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina,  receberam informação de que no conjunto Violin, o solicitante telefonou a nossa central relatando que tinha pássaros silvestres em situação irregular e queria efetuar a entrega voluntaria.
Os policiais deslocaram-se a casa indicada e lá localizaram um total de vinte e dois pássaros silvestres em cativeiro,e nenhum deles teria a documentação regularizada para a sua criação em cativeiro.
Foram encontrados oito trinca ferro, três coleirinhas papa capim, um azulão, dois pinta silgo, um bigodinho, uma coleirinha do brejo, uma patativa, dois canários terra, um galo de campina, um sabia laranjeira e um papagaio de cerca de quinze anos de idade todas as aves estavam em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável, IBAMA.
  O proprietário, um homem de 47 anos  de idade relatou que decidiu pela entrega dos animais pois não queria mais os animais presos em gaiolas, e relatou que recebia as aves de vizinhos e pessoas que pela imprensa tomaram conhecimento das ações da policia militar ambiental na cidade e tinham receio de serem denunciadas e presas.
Na segunda ocorrência policiais se deslocaram a cidade de Cambé aonde outra pessoa também gostaria de efetuar entrega voluntaria de pássaros silvestres, sendo encontrado doze aves e delas quatro coleirinhas papa capim, um pássaro preto, cinco trinca ferros e dois papagaios verdadeiros e todas as aves estavam em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável, IBAMA.
Todas as aves possuem sinais de domesticação e serão encaminhadas para receberem cuidados veterinários ou de biólogo, as que apresentarem condições de soltura, imediatamente receberão a liberdade e as outras serão encaminhados um CETAS, ou outro local compatível para receberem os cuidados necessários e depois serem readaptadas para a vida silvestre.

Agradecemos as diversas informações recebidas e solicitamos que a comunidade denuncie os crimes para que a Polícia Militar Ambiental possa fazer as devidas apreensões e posterior soltura.

É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Sr. Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.

 Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.
Maiores detalhes estou à disposição no e-mail, ou telefone celular (43) 9991-9988.
       Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental


http://jornalmeuparana.com.br