sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cornélio Procópio terá curso de Medicina

Indicação do município foi feita pela UFPR ao Ministério da Educação; universidade terá sede também em Bandeirantes e Santo Antônio da Platina

Cornélio Procópio - O curso de Medicina, que vinha sendo disputado por três cidades do Norte Pioneiro, deverá mesmo ser implantado na cidade de Cornélio Procópio. A indicação está na proposta encaminhada ao Ministério da Educação pela coordenação de expansão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sede em Curitiba. As outras duas cidades que pleiteavam o curso são Bandeirantes e Santo Antônio da Platina. 

A proposta da coordenação de expansão da UFPR é bem mais ampla. Os estudos feitos pela comissão formada por membros do Conselho Universitário sugerem ainda que a instituição tenha campus nas três cidades que lutavam pelo curso de Medicina. 

O coordenador de extensão da universidade, professor Paulo Krüger, faz questão de esclarecer que, por enquanto, tudo não passa de uma proposta e que a decisão final sobre as sede dos campus e do curso de Medicina caberá ao Ministério da Educação. A proposta foi encaminhada na quarta-feira passada, mas não há data para uma decisão do MEC sobre o assunto. 

Além do curso de Medicina, que é o que mais despertou o interesse das três prefeituras, o campus da UFPR terá também os cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia da Produção e Engenharia de Energia Renováveis, entre outros. 

O professor adiantou que a decisão do MEC não deve ser demorada porque o novo campus deve ser implantado em 2015. Krüger diz que após a aprovação, deverão ser definidos os locais onde os cursos serão instalados e as parcerias com cada prefeitura das cidades sede. 

Estudo técnico
A comissão formada por membros do Conselho Universitário da UFTP visitou as cidades de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio nos dias 12 e 13 do mês passado, com o objetivo de fazer o estudo técnico que iria fundamentar a proposta encaminhada ao Ministério da Educação. 

A comissão conheceu a estrutura disponível em cada cidade, especialmente na área de saúde. É possível que o fato de ter um hospital regional em construção tenha contribuído para a decisão dos técnicos da Universidade Federal do Paraná. 

Antes desta visita, a possibilidade de criação de um curso de Medicina no Norte Pioneiro foi alvo de disputa não apenas entre as cidades pretendentes, mas também entre as duas associações de prefeitos da região, a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).
http://www.folhaweb.com.br

Brasil enfrentará Croácia, México e Camarões na Copa

O Brasil escapou do "grupo da morte" no sorteio da Copa do Mundo de 2014 e não terá que enfrentar nenhum rival de grande tradição na primeira fase. A estreia será contra a Croácia, repetindo o que aconteceu no Mundial de 2006 na Alemanha. Além disso, a seleção buscará o hexacampeonato jogando, na primeira fase, contra Camarões, rival também na fase de grupos na campanha do tetra em 1994, nos Estados Unidos, e México, adversário que os brasileiros venceram na Copa das Confederações. 

O Brasil começa a sua caminhada na Copa do Mundo jogando em 12 de junho contra a Croácia, às 17 horas, no Itaquerão, em São Paulo. Cinco dias depois, entra em campo contra o México, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza. E a seleção do técnico Luiz Felipe Scolari fecha a primeira fase em 23 de junho diante de Camarões, às 17 horas, no Estádio Nacional, em Brasília. 

O sorteio, na Costa do Sauipe (BA), começou com uma homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz, falecido no dia anterior. O evento em si, apresentado pelo casal de atores globais Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, contou com apresentações de Alcione, Emicida, Vanessa da Mata, Alexandre Pires, Margareth Menezes, Olodum e da companhia de dança da coreógrafa Deborah Colker. 

Logo após a primeira apresentação musical, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do presidente da Fifa, Joseph Blatter, subiu ao palco e pediu um minuto de silêncio (que durou cerca de 10 segundos) em homenagem a Mandela. Em seguida, ela e Blatter discursaram. 

O evento contou ainda com vídeos históricos e de apresentação das seleções e das sedes, a devolução da Taça Fifa por parte do técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, e a participação do Rei Pelé, dos ex-atacantes Ronaldo e Bebeto (ambos membros do Comitê Organizador Local da Copa), da craque Marta e do mascote da Copa, o tatu-bola Fuleco. 

POTES - O sorteio, comandado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, começou pelo pote 4. Isso porque esta urna tinha nove times europeus e um deles precisava ir para o pote 2, de sul-americanos (Chile e Equador) e africanos. A Itália foi a sorteada por Geoff Hurts, destaque no título inglês em 1966, para ir ao pote 2. 

Como existe o limite de dois países do mesmo continente em um mesmo grupo, foi realizado um sorteio para decidir com qual cabeça de chave sul-americano a Itália cairia. E coube a Zinedine Zidane colocar os italianos junto com o Uruguai. 

Antes, a segunda etapa do sorteio definiu em qual grupo ficaria cada um dos cabeças de chave - determinados a partir do ranking da Fifa de 17 de outubro. Anfitrião, o Brasil foi o único dos oito times que não participou do sorteio, porque já estava apontado no Grupo A. 

Aí sim começou a principal parte do sorteio, com a alocação das equipes do potes 2 (sul-americanos e africanos), 3 (asiáticos e da Concacaf) e 4 (demais europeus). O primeiro país sorteado foi o Chile, tirado da urna pelas mãos de Zidane, e colocada no Grupo B, da Espanha. 

Também participaram desta etapa, o pentacampeão Cafu, Mario Kemps (campeão com a Argentina em 1978), Alcides Ghiggia (algoz do Brasil na Copa de 1950), Fabio Cannavaro (campeão com a Itália em 2006), Lothar Matthäus (campeão com a Alemanha em 1990) e Fernando Hierro (representante da Espanha). 

Confira como ficaram os grupos da Copa do Mundo: 

GRUPO A - Brasil, Croácia, México e Camarões 

GRUPO B - Espanha, Holanda, Chile e Austrália 
GRUPO C - Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão 
GRUPO D - Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália 
GRUPO E - Suíça, Equador, França e Honduras 
GRUPO F - Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria 

GRUPO G - Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos 

GRUPO H - Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul
http://www.folhaweb.com.br

Entregamos mais de 1 milhão e 400 mil mudas de café em Santa Cecília do Pavão


Lamentável o desconhecimento e desrespeito da ATUAL gestão da Prefeitura de Santa Cecília do Pavão com as normas constitucionais.  

Maldosamente, o alcaide municipal quer DISTORCER os fatos em prejuízo da minha idoneidade, além dos funcionários que cuidavam com muito carinho da produção e entrega das mudas de café no Viveiro Municipal.
Após ser notificado, manifestei em 19.11.2013 através de REQUERIMENTO devidamente protocolado sob nº. 573/2013 na Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Pavão, SOLICITANDO cópias ou permissão para analisar in loco os documentos na Prefeitura do CONVÊNIO de mudas de café. 

Ocorre, que infelizmente nada me foi respondido ou permitido, ferindo o direito constitucional da AMPLA DEFESA e CONTRADITÓRIO.

Pois bem, através da Secretaria da Agricultura (Daniel - Zé Santana) e Viveiro Municipal (Manoel, Zé Gotinha, Juliano, Helio, Léo e Outros) nosso governo produziu e entregou MAIS de 1 milhão e 400 mil mudas de café aos produtores. (Matéria Revelia)
 
Espero que a atual gestão TENHA INTERESSE NA VERDADE e respeito aos preceitos constitucionais, autorizando acesso aos documentos na prefeitura ou envio de cópias dos documentos, promovendo uma VERDADEIRA JUSTIÇA.
http://www.edimarsantos.com/2013/12/entregamos-mais-de-1-milhao-e-400-mil.html